Contatos pelo e-mail - jairo_carvalho12@hotmail.com
Fan Page - https://www.facebook.com/jrbusiness.e.cia.de.brindes



domingo, 22 de agosto de 2010

História da Tesoura – O Processo de Fabricação – Parte 3

Dando continuidade na História da Tesoura vamos agora conhecer um pouco do Processo de Fabricação desta ferramenta tão útil no trabalho do dia-a-dia dos cabeleireiros

O Processo de Fabricação

Hoje, o processo de fabricação das tesouras é mecânico, barras de aço incandescente se transformam em lâminas inacabadas, que são então marteladas para lhes dar forma. Depois, cortam-se suas arestas e as lâminas são temperadas, após aquecimento e posterior resfriamento.
A eficácia das tesouras deve-se mais ao "jeito" que à força. Uma tesoura é uma alavanca. Por isso, quanto mais longe estiverem os cabos, melhor. Se a força aplicada pela mão está duas vezes mais distante da articulação que o ponto de corte, a força ali será o dobro da aplicada pela mão. Matemática pura, cortes impecáveis.

Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
23/08/2010

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

História da Tesoura - A Origem - Parte 2

Olá pessoal, na primeira parte sobre a História da Tesoura escrevemos um breve relato sobre os modelos de tesouras e sobre a “palavra tesoura”. Hoje vamos conhecer um pouco sobre a Origem desta ferramenta essencial para os profissionais da beleza.

A Origem

A tesoura é um utensílio tão comum em nossos dias que poucas vezes paramos para pensar em sua longa história junto à humanidade.
Provavelmente as primeiras tesouras surgiram no Antigo Egito em 1.500 a.C., com duas lâminas simples, unidas em uma extremidade, sem articulação. Este primitivo modelo de tesoura tinha a forma da letra "C", e servia principalmente para cortar peles. Foi somente no período do "corte à romana", até o ano 100, que as tesouras de lâminas cruzadas que conhecemos hoje foram aperfeiçoadas.
As tesouras mais antigas eram de ferro e bronze. As primeiras tesouras de aço, como as atuais, foram produzidas a partir de 1751, com a manufatura de tesouras de aço da autoria de Robert Hinchliffe, é que este acessório se tornou realmente popular.

Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
06/08/2010