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sábado, 20 de outubro de 2012

PLANILHA DE CUSTO - MARK-UP

Agora que já sabemos as diferenças entre Receita e Despesas vamos montar juntos uma planilha de custo para saber se o cálculo do preço de venda dos serviços é o ideal no seu salão de beleza está com valor justo.
Neste exemplo vamos apurar o custo para serviço de uma coloração.

Exemplo de planilha de custo:

O cálculo do preço de venda ideal é feito da seguinte forma, o Custo Direto Variável dividido pelo Mark-up divisor (Fator de formação do preço de venda). O Mark-up divisor é calculado da seguinte forma:

100% (-) % despesas variáveis (-) % despesas fixas (-) % lucro liquido
(=) mark-up.

FATOR DE FORMATAÇÃO DO PREÇO DE VENDA – MARK-UP

SERVIÇO DE COLORAÇÃO

CUSTO VARIÁVEL – FORMATAÇÃO

Produto: Tinta 60 gr

Valor médio estimado por tubo R$ 14,90

Oxidante 60 ml

((R$ 31,50/1000ml) x 60 ml) R$ 31,50 R$ 1,89

Então:

R$ 14,90 ( + ) R$ 1,89 ( = ) R$ 16,79

Toalha

3 peças ( x ) 0,50 ( = ) R$ 1,50

Logo: Custo do Produto ====> R$ 16,79 ( + ) R$ 1,50 ( = )  R$ 18,29

Despesa Variável: R$ 18,29 ( x ) 40%  ( = ) R$ 7,32

Despesa Fixa: R$ 18,29 ( x ) 10% ( = ) R$ 1,83

Lucro Liquido: R$ 18,29 ( x ) 8% ( = ) R$ 1,46

Custo Variável ====> R$ 18,29 (+) R$ 7,32 (+) R$ 1,82 (+) R$ 1,46
 (=)  R$ 28,90

(+) 100%

Despesa Variável (-) 40%

Despesa Fixa (-) 10%

Lucro Líquido (-) 8%

Mark-up 100% ( - ) 40% ( - ) 10% ( - ) 8% ( = ) 42%

Preço de venda neste caso =====>  R$ 28,90 ( / ) 42% ( = ) R$ 68,81

DEMONSTRATIVO DO RESULTADO

Custo Variável R$ 28,90

1. Produtos R$ 18,29

1.1 Despesas com Serviço R$ 7,32 ( + ) R$ 1,83 ( + ) R$ 1,46 ( = ) R$ 10,61

2. Despesa Variável R$ 68,81 ( x ) 40% ( = ) R$ 27,52

2.1 Impostos sobre vendas

2.2 Comissões sobre vendas

3. Despesa Fixa R$ 68,81 ( x ) 10% ( = ) R$ 6,88

3.1 Aluguel

3.2 Condomínio

3.2 IPTU

3.3 Água, luz, telefone

3.4 Salários Administrativos

3.5 Pró Labore

3.6 Encargos sobre salários/pró labore

3.7 Depreciação dos equipamentos

3.8 Outras despesas

4. Lucro Liquido R$ 68,81 ( x ) 8% ( = ) R$ 5,50

Preço de Venda apurado R$ 68,81

Entretanto, deve-se comparar com o preço praticado pelo mercado. Caso, o preço de mercado seja menor do que o preço calculado, a empresa deverá desenvolver alguma ação para diminuir os seus custos ou despesas, ou então, aceitar um lucro líquido menor.

Pessoal é isso caso você tenham alguma dúvida lembrando que estou pronto a responder, basta você enviar sua pergunta no endereço de e-mail acima e que é jairo_carvalho12@hotmail.com

Lembrando também que valores são estimados apenas para efeito de cálculo do nosso exemplo e que os percentuias adotos são eles usual de mercado.


Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
20/10/2012



sábado, 13 de outubro de 2012

RECICLAGEM

Olá pessoal!

Peço licença e me permitam, mas hoje sairei um pouco do assunto que costumo abordar aqui e vou expor assuntos que no fim são de interesse de todos.
"Esta semana um incêndio de grandes proporções "vitimou" o Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, e está sendo considerado incêndio criminoso, e acredito que muitos ouviram falar do assunto ou leram a respeito. Ouvi muita gente pelas ruas e lojas falando deste assunto esta semana que acabou por levantar dúvidas em mim com perguntas do tipo - De que é a culpa? A quem cabe a responsabilidade? Será que é dos governos federal, estaduais ou municipais, ou dos pecuaristas e agricultores "escusos" (minoria), e por fim podemos até ter uma dose de culpa neste processo todo.
Falando e pensando sobre este acontecimento veio a tona os desmatamentos que ocorrem com frequência na Amazônia, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em outras regiões, que dezimam as nossas florestas nativas.
E por fim a RECICLAGEM".

Abaixo transcrevo parte das matérias sobre o incêndio do Parque Nacional da Serra do Cipó e sobre o desmatamento da Amazônia e que caso vocês queiram ler mais sobre o assunto ao fim de cada uma delas menciono as fontes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó

O incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, foi controlado na madrugada deste sábado, 13/10/2012.
A chuva que caiu na região ajudou no combate às chamas. Cerca de 60 brigadistas passaram a noite trabalhando para conter os focos na Serra dos Bandeirinhas. Este está sendo considerado o maior incêndio da história do parque.
De acordo com Fábio Veloso, chefe do parque, na manhã deste sábado, 13/10/2012, as equipes fazem um trabalho de rescaldo com a ajuda de um helicóptero. Em algumas áreas, ainda existem troncos em brasa. O parque continua fechado até domingo.
Segundo Paulo Sérgio Avelar, analista ambiental do Instituto Chico Mendes, que administra a operação de combate ao fogo, nos primeiros dias do incêndio a estimativa era de que cinco mil hectares haviam sido queimados, mas este número com certeza é muito maior.
A suspeita é que ele tenha sido provocado de forma criminosa....................................................................

Para ler mais notícias do G1 Minas Gerais, clique em  www.g1.globo.com 13/10/2012

MPF aponta Incra como responsável por um terço do desmatamento da Amazônia

Brasília - A Justiça Federal proibiu o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de criar assentamentos sem regularização ambiental no estado do Pará. A ação judicial, que culminou na decisão, apontou o Incra como responsável por um terço do desmatamento na Amazônia.
"Os procedimentos irregulares adotados pelo Incra na criação e instalação dos assentamentos vêm promovendo a destruição da fauna, flora, dos recursos hídricos e do patrimônio genético, provocando danos irreversíveis ao bioma da Amazônia", registrou a ação, aberta pelo Ministério Público Federal.......................................................................................................................................................

Atualizado: 11/10/2012 11:05 Por www.estadao.com.br 

E por fim, RECICLAGEM.

Se não podemos contribuir de forma efetiva para acabar ou até mesmo combater os incêndios florestais, e aqui me refiro aos incêndios criminosos, ou nem mesmo com o desmatamento, podemos começar tarefas de RECICLAGEM pela nossa casa, nosso escritório nosso salão de beleza, onde juntamos fracos de produtos, tubos de tintas que geralmente são jogados no lixo comum, então, proponho adotar a prática da RECICLGEM.
Para quem não sabe onde depositar seu lixo reciclável anote  www.rotadareciclagem.com.br 
Neste "site" você poderá encontrar os endereços dos locais para depositar seu lixo reciclável é fácil e rápido.

Matéria sobre RECICLAGEM extraída da página Wikipédia:

A RECICLAGEM é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.
A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.
Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

Leia a integra da matéria sobre Reciclagem em:

Veja o tempo aproximado para a decomposição de materiais:

  • Papel - de 3 a vários anos;
  • Tecido - de 6 meses a 1 ano;
  • Sacola plástica - de 30 a 40 anos;
  • Plástico - mais de 100 anos;
  • Alumínio - de 200 a 500 anos;
  • Vidro - mais de 4000 anos;
  • Embalagem longa vida - 100 anos;
  • Ponta de cigarro - de 1 a 5 anos;
  • Chiclete - 5 anos;
  • Lata de conserva - 100 anos.
Caramba, é muito tempo, então vamos lá, chamo a atenção te todos que acompanham meu blog para refletir mais e melhor sobre RECICLAGEM e adotar efetivamente o hábito de reciclar materiais seja em casa, no escritório, na fábrica, na loja e no seu salão de beleza.
Abraço a todos, até breve e desejo bom fim de semana e que tenham uma ótima semana.
Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
13/10/2012

sábado, 6 de outubro de 2012

RECEITAS E DESPESAS


Tema este que já é do conhecimento de todos, mas julgo de grande valia abordá-lo mais uma vez.
Em vários salões de beleza dos quais já tive a oportunidade de visitar em minhas viagens fora do Estado de São Paulo e em outros Estados, a história era sempre a mesma, apesar de todos conhecerem a definição de Receita e Despesa, muitos não sabiam como "gerenciá-las", e assim ouvia reclamações que com a chegada do fim do mês o dinheiro não era suficiente para pagar todas as contas do salão de beleza como aluguel, telefone, mão de obra, fornecedores, impostos e tão pouco suficiente para custear as despesas pessoais.
Importe aqui é que para gerenciar/administrar suas despesas e receitas, devemos entender e separar as despesas do seu estabelecimento das despesas pessoais.
Explico: Inumeras vezes presenciei cenas em que o "caixa do salão de beleza", o "movimento do dia", era utilizado para pagamento de toda sorte de despesas.
Já presenciei filhos "pegando", aleatoriamente, dinheiro do caixa para pagamento de locadora de videos, videos game, sorvetes e o mesmo acontecia com os proprietários para pagamento de toda espécie de despesas pessoais. Ora, com certeza, desta forma, o resultado não poderia ser outro senão "não ter dinheiro suficiente para pagamento das contas".

Eu já mencionei aqui no meu blog que:

O empreendedor precisa ser organizado - Ter senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional. A organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.

A afirmação acima não é nenhuma fórmula mágica para o sucesso do seu empreendimento, mas no sentido prático deveria ser considerada uma boa aposta.

Então, vamos falar um pouco sobre Receitas e Despesas, fixas e variáveis:

O que é Receita?

Operações de vendas de serviços, produtos, de aplicações financeiras e imobiliárias.

Principais Receitas do Salão de Beleza:

  • Vendas de serviços aos clientes;
  • Vendas de produtos aos clientes.

O que são Despesas fixas?

 
São as despesas administrativas realizadas para o adequado funcionamento da empresa, independentemente do valor das vendas.

Principais Despesas Fixas do Salão de Beleza:

  • Aluguel, condomínio, IPTU;
  • Água, luz, telefone;
  • Salários administrativos;
  • Pró-labore (retirada dos sócios);
  • Encargos sociais sobre salários e pró-labore;
  • Honorários profissionais (Contador, outros);
  • Despesas com veículos;
  • Despesas com alimentação;
  • Despesas financeiras;
  • Despesas de manutenção;
  • Depreciação sobre ativo fixo (equipamentos).

 O que são despesas variáveis?

Despesas variáveis são realizadas em função das vendas obtidas. Normalmente se caracterizam como um percentual sobre o valor das vendas efetivas.
 

Principais Despesas Variáveis do Salão de Beleza:

  • Impostos sobre as Vendas;
  • Comissões sobre as Vendas;
  • Desconto do Cartão de Crédito.
Por fim, meus amigos, espero que este breve relato sobre receita e despesa tenha transmitido a todos uma base, por mínima que seja, da importância que é separar o que é despesa comercial das despesas pessoais.

Dica:

Estabeleça e separe, do movimento de caixa do dia, uma parcela para pagamento das despesas fixas e variáveis, deposite em uma conta bancária, experimente e acredito o resultado poderá ser bem diferente no fim do mês.

Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
06/10/2012