VENDEDORES,
PARCEIROS OU INCONVENIENTES?
O mercado, ou melhor, os salões, são muito
divididos em relação a eles. Uns totalmente contra, outros nem tanto, outros
até a favor, mas, na média geral persiste a avaliação negativa, e às vezes até,
muito negativa.
Principalmente por parte dos cabeleireiros,
por conta de diversos exemplos de má atuação e comportamento inconveniente que
alguns deles apresentaram em salões de todas as categorias e níveis.
Aqui não estamos a favor nem contra os
vendedores, tão pouco contra os cabeleireiros, apenas passando a vocês nossas
experiências de porta em porta de como se apresentam os vendedores, como atuam
e a forma como são recepcionados. O objetivo maior é o de explanar e buscar uma
relação mais produtiva, amigável e mais eficiente dos envolvidos.
Para que esta relação se torne mais produtiva,
amigável e mais eficiente e você cabeleireiro “otimize seu tempo” – dica:
- Agendamento
prévio de visitas:
Agindo assim, o vendedor e principalmente a
empresa (o distribuidor) passam uma idéia de maior seriedade ao atendimento.
Funciona muito bem. Todo cabeleireiro ou dono de salão tem determinados
horários que são mais apropriados para atendimento de um vendedor.
Tratando desta forma:
- Você
terá mais tempo para poder se informar das novidades do mercado de
cosméticos;
- Você
terá mais tempo para poder analisar e verificar as melhores condições de
compra para sua empresa;
- Você
terá mais credibilidade junto aos fornecedores e com certeza será tratado
como um (a) empresário (a).
Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
21/08/2014