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domingo, 5 de dezembro de 2010

Gerenciando seu Salão de Beleza - Dez/2010

Você provavelmente já pensou em “informatizar” seu estabelecimento, mas deixou esta questão de lado porque achou que informatizar é um investimento caro e que tal investimento não traria os resultados desejados e desta forma preferiu realizar outros investimentos.

A intenção não é a de convencê-lo a informatizar seu salão de beleza, mas sim apresentar-lhe conceitos que talvez não fizeram parte da sua análise, por isto sugiro a você que leia com muita atenção o texto abaixo antes de fechar esta questão, se ainda não fechou, e analise com mais cautela a relação “custo/benéfico” da informatização no seu estabelecimento.

Ao final você poderá se surpreender ao perceber que a informatização pode lhe proporcionar mais tranquilidade e melhor desempenho no gerenciamento do seu negócio.

Senão vejamos:

COMO A AUTOMAÇÃO PODE AJUDAR NO GERENCIAMENTO?
Informatizando seu Salão de Beleza!


Um bom software pode ser comparado a uma poderosa ferramenta de trabalho que auxilia na administração e controle para Salões de Beleza, Centro de Estética e atividades afins.

Um bom software controla as atividades do dia-a-dia do salão, desde a entrada do cliente no estabelecimento até a sua saída. A empresa poderá otimizar recursos, diminuindo os custos e proporcionando um serviço de alta qualidade. Proporcionando atendimento simultâneo de vários clientes. Para isso é necessário que as informações cheguem à recepção ou caixa o mais rápido possível, para que o procedimento de fechamento das comandas seja concluído.

Com a implantação de um sistema de gerenciamento, os próprios profissionais poderão digitar próximos às suas bancadas informações necessárias para a conclusão das comandas pelo caixa na recepção. Informações como nome do cliente, do profissional e serviço ou produto vendido surgirão na tela da comanda no momento em que o cliente se dirigir ao caixa, independentemente do local e de quantos profissionais o tenham atendido. Além disso, os profissionais terão acesso ao valor de suas respectivas comissões a qualquer momento.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS OBTIDAS POR VOCÊ AO INFORMATIZAR SUA ATIVIDADE?

GANHO DE PRODUTIVIDADE:
Os clientes poderão se deslocar livremente no salão diretamente ao(s) profissional(ais) de sua preferência e o(s) serviço(s) e/ou produto(s). O profissional não precisará se deslocar ao caixa ao término de cada trabalho.

CONFIABILIDADE:
O sistema não permitirá que os serviços sejam cobrados em desacordo com as regras da casa, permitindo também maior segurança ao proprietário na manipulação das informações pelos funcionários.

AGILIDADE:
Não ocorrerão filas no momento da saída do cliente, pois suas despesas já estarão previamente concluídas. Cabe ao caixa somente fazer o recebimento das comandas.

CONTROLE:
Qualquer sistema informatizado permite ao usuário otimizar seu trabalho deixando para o computador todas as tarefas necessárias ao controle da empresa, não permitindo acumulo de papel e que as informações transitem de forma mais rápida dentro do estabelecimento. Todas as informações necessárias para o gerenciamento do salão estarão disponíveis a qualquer momento em qualquer estação (computador) que o usuário utilizar.

ESTOQUE CENTRALIZADO:
O sistema permitirá que todo o estoque seja controlado de forma centralizada, isto é, para cada produto que sair, será feito uma baixa automática, mesmo para aqueles produtos que são usados de forma fracionada, como tubos de tinta, por exemplo. Todos os produtos poderão também ser etiquetados com código de barras, impresso pelo sistema.

PERSONALIZAÇÃO DO CLIENTE:
O fato de o cliente ter seu próprio cartão personalizado caracteriza um forte diferencial em relação aos seus concorrentes. Com isto você poderá definir políticas de vantagens adicionais para este ou para aquele cliente de acordo com o nível de frequência do mesmo. O sistema vai automaticamente identificar as vantagens concedidas e calcular estes descontos quando o cliente for pagar a conta.

QUAIS SÃO OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INFORMATIZAÇÃO?

01 servidor:

O servidor nada mais é do que um computador comum, com as seguintes características:
• Processador 400 MHz, ou mais veloz;
• 64 MB de memória de RAM, mínimo;
• Windows 98, 2000 instalado;
• O software de gerenciamento;
• Porta serial disponível.

Micro-terminal:

Considerado um ponto de venda, o micro-terminal é um dispositivo que envia ao computador central (servidor) do salão todos os dados necessários para o preenchimento da comanda como o nome do cliente, do profissional que a atendeu, quais foram os serviços e/ou produtos vendidos, etc., em um teclado compacto com visor onde o profissional digitará as informações necessárias.

HUB:

O HUB possui a função de interligar vários micros-terminais ao servidor, existindo dois modelos, 8 e 16 canais. Não é possível interligar os micro-terminais ao servidor sem este equipamento.

Leitora portátil de código de barras:

A leitora portátil é um dispositivo que permite a leitura rápida de código de barras (semelhante aos usados em lojas de conveniência – tem a forma de uma pistola). É com este aparelho e com o cartão do cliente que a recepcionista ou caixa lançará o número da comanda. Pode ser usado também para a leitura dos códigos de barras dos produtos no estoque.

Impressora de código de barras:

A impressora de código de barras imprime as etiquetas auto-adesivas que contém o número dos clientes, o número dos profissionais e o número dos produtos do estoque.

CONTROLES MANUAIS

A impossibilidade de implantação de um sistema de software, não justifica a falta de um controle financeiro no salão de beleza.
É importante que o proprietário do salão tenha em mente a necessidade de se manter controles.

Mais adiante falarei sobre receita, despesas, custos, fluxo de caixa e outros controles que acredito sejam de grande valia.

Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
05/12/10

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