Contatos pelo e-mail - jairo_carvalho12@hotmail.com
Fan Page - https://www.facebook.com/jrbusiness.e.cia.de.brindes



domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Fio de Cabelo - continuação P3

Bulbo

O Bulbo Piloso é aparte mais cheia do Folículo, representando um saco. No fundo deste Bulbo é que fica a Papila. É por intermédio da Papila que o cabelo recebe a sua nutrição, trazida por um sistema chamado de Capilares Sangüíneos, que são uma série de pequeníssimos tubos, presos bem juntos um dos outros.

Tige

Tige é a parte de cabelo que se localiza do lado de fora do couro cabeludo, formando assim, o cabelo propriamente dito.

Papila

É na Papila que germinam as Células Germinativas. Elas empurram as Células Mortas pelos Folículos, passando as mesmas por um processo de alongamento, transformando-se no Tubo Capilar. A Papila produz muitas ou poucas Células Germinativas, dependendo do estado de saúde da mesma. A falta de substâncias vitamínicas e de oxigênio, que são conduzidos pelos Capilares Sangüíneos, pode produzir perturbações no crescimento do cabelo ou até levá-lo à morte. Uma boa irrigação sanguínea favorece o seu crescimento. As novas Células Germinativas, produzidas pela divisão das antigas, são, de início, uma massa disforme. Somente quando pressionadas para cima, por aquelas que chegam é que adquirem formas próprias, tais como as Células da Medula, Camada Fibrosa, Escamas, etc.

As Células Germinativas

A velocidade e a saúde do cabelo dependem da vitalidade das Células Germinativas. Quando elas estão mal nutridas, dá-se a atrofia e a queda do cabelo. Deduz-se que, quando se arranca um cabelo, ele poderá renascer, porque dentro do Bulbo ficaram os dois elementos capilares essenciais – a Papila e as Células Germinativas. Neste ponto deve-se voltar a insistir sobre o fato dos mais importantes:

• As doenças do couro cabeludo ou doenças orgânicas podem prejudicar a circulação sangüínea no couro cabeludo e consequentemente o fornecimento dos elementos nutritivos à Papila, que se atrofiando não possuirá mais capacidade de gerar um novo cabelo.

Em múltiplas experiências, demonstrou-se que, quando se arranca um cabelo com o Bulbo Piloso, sem lesar o Folículo, pode-se observar, com a ajuda de um microscópio, que no interior do Saco Folicular, forma-se um líquido espesso e avermelhado. Após 24 horas, no meio deste liquido, forma-se um ponto preto, que representa o inicio da vida do embrião de um cabelo. Este, em 5 dias, alcançará 2 milímetros de comprimento.

Músculo Arrepiador

O Músculo Arrepiador está situado entre o Bulbo e a Papila Dérmica, prendendo-se nos dois extremos. Ele tem um terminal preso ao Saco Folicular e a outro à Papila Dérmica. É o Músculo Arrepiador responsável pela contração e o “arrepio”. Qualquer emoção, medo ou excitação faz com que o músculo se contraia puxando o cabelo pelo Bulbo fazendo-o levantar e provocando assim o “arrepio”. Aqui o cabelo permanece em seu estado normal, com o Músculo Arrepiador também no estado normal. Ocorreu uma excitação qualquer que tanto poderá ser visual com de tato ou ainda som. O Músculo Arrepiador contrai-se, fazendo com que o cabelo fique em pé. A Epiderme também sofreu contração criando pequenas elevações na camada externa da pele.

Elasticidade

Cabelo saudável é aquele que chamamos de cabelo com elasticidade (elástico), ele se esticará, aumentará o seu tamanho quando puxado, ao soltá-lo ele voltará ao seu tamanho natural. Os cabelos danificados, sensibilizados, ou seja, com cutículas abertas não possuem elasticidade.

Porosidade

São os cabelos com as cutículas abertas e que por esta razão absorvem com maior facilidade e em maior quantidade líquidos desta forma demorando mais para secar. São também os cabelos que com maior facilidade perdem pigmentos de uma coloração. Estes tipos de cabelo não possuem elasticidade e são normalmente secos.

Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
20/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário