Contatos pelo e-mail - jairo_carvalho12@hotmail.com
Fan Page - https://www.facebook.com/jrbusiness.e.cia.de.brindes



domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Fio de Cabelo - continuação P2

O fio de cabelo não tem suprimento de sangue e nenhum nervo. Por essa razão podemos cortá-lo, sem sentir dor e sem perda de sangue.

Composição Química do Cabelo

Como as Unhas e a Epiderme o Cabelo por sua vez é uma fibra natural formada por uma proteína chamada queratina.

Raiz

A Raiz é aparte interna do cabelo, que vai do Bulbo até a saída do Poro na Epiderme. É na Raiz que o cabelo nasce, com a transformação das Células Germinativas. Situa-se dentro do Folículo Piloso, em cuja parte inferior está a Papila.

Folículo Piloso

O pêlo emerge de um folículo piloso (produtores de pêlos), que se desenvolvem durante os primeiros meses de vida intra-uterina, que se introduz de forma obliqua até a derme e está associada a uma glândula sebácea responsável pela lubrificação do cabelo. A zona mais profunda do folículo é rodeada por uma rede vascular e nervosa e é constituída por três zonas:

• A fecunda;
• A querotogénica;
• A melanocítica (esta proporciona a pigmentação).

Ciclos do Folículo Piloso

fase anagênica – é a fase do crescimento do cabelo. Neste estágio, dentro do folículo as células crescem e se dividem continuamente ocorrendo o crescimento do cabelo. Ele aumenta aproximadamente 1,25 cm por mês. Esta fase dura de 3 a 6 anos e é responsável pelo comprimento do cabelo. Em geral a fase anagênica é mais longa no sexo feminino.

fase catagênica – a fase de transição e parada do crescimento capilar. A divisão celular diminui e pára. O folículo sofre involução (movimento regressivo) e sua base se direciona à superfície da pele. Esta fase dura no couro cabeludo de 3 a 4 semanas.

fase telogênica – neste estágio, geralmente o cabelo se desprende e cai, pelo fato de permanecer ao folículo apenas por sua base queratinizada e expandida. No couro cabeludo esta fase dura de 3 a 4 meses.

Em qualquer parte do couro cabeludo, existem folículos nos três estágios do ciclo:

• 80% a 95% estão em fase anagênica;
• 01% a 02% estão em fase catagênica;
• 10% a 20% estão em fase telogênica

No couro cabeludo existem cerca de 100.000 folículos, uma queda aproximadamente de 80 a 150 fios por dia devem ser considerada normal. Existem alguns fatores que podem influenciar o organismo e provocar a queda de cabelo, tais como:

• problemas hormonais;
• alteração da circulação sanguínea ou produção de sebo excessiva;
• doenças no couro cabeludo;
• fatores psíquicos, emocionais ou traumáticos;
• mau uso de produtos químicos ou determinados medicamentos.

A lavagem do cabelo, a operação mais freqüente e necessária para manter o cabelo saudável e bonito, deverá ser realizada com xampu que se adapte às diferentes formas de cabelos.

Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
13/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário