Contatos pelo e-mail - jairo_carvalho12@hotmail.com
Fan Page - https://www.facebook.com/jrbusiness.e.cia.de.brindes



sábado, 13 de outubro de 2012

RECICLAGEM

Olá pessoal!

Peço licença e me permitam, mas hoje sairei um pouco do assunto que costumo abordar aqui e vou expor assuntos que no fim são de interesse de todos.
"Esta semana um incêndio de grandes proporções "vitimou" o Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, e está sendo considerado incêndio criminoso, e acredito que muitos ouviram falar do assunto ou leram a respeito. Ouvi muita gente pelas ruas e lojas falando deste assunto esta semana que acabou por levantar dúvidas em mim com perguntas do tipo - De que é a culpa? A quem cabe a responsabilidade? Será que é dos governos federal, estaduais ou municipais, ou dos pecuaristas e agricultores "escusos" (minoria), e por fim podemos até ter uma dose de culpa neste processo todo.
Falando e pensando sobre este acontecimento veio a tona os desmatamentos que ocorrem com frequência na Amazônia, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em outras regiões, que dezimam as nossas florestas nativas.
E por fim a RECICLAGEM".

Abaixo transcrevo parte das matérias sobre o incêndio do Parque Nacional da Serra do Cipó e sobre o desmatamento da Amazônia e que caso vocês queiram ler mais sobre o assunto ao fim de cada uma delas menciono as fontes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó

O incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, foi controlado na madrugada deste sábado, 13/10/2012.
A chuva que caiu na região ajudou no combate às chamas. Cerca de 60 brigadistas passaram a noite trabalhando para conter os focos na Serra dos Bandeirinhas. Este está sendo considerado o maior incêndio da história do parque.
De acordo com Fábio Veloso, chefe do parque, na manhã deste sábado, 13/10/2012, as equipes fazem um trabalho de rescaldo com a ajuda de um helicóptero. Em algumas áreas, ainda existem troncos em brasa. O parque continua fechado até domingo.
Segundo Paulo Sérgio Avelar, analista ambiental do Instituto Chico Mendes, que administra a operação de combate ao fogo, nos primeiros dias do incêndio a estimativa era de que cinco mil hectares haviam sido queimados, mas este número com certeza é muito maior.
A suspeita é que ele tenha sido provocado de forma criminosa....................................................................

Para ler mais notícias do G1 Minas Gerais, clique em  www.g1.globo.com 13/10/2012

MPF aponta Incra como responsável por um terço do desmatamento da Amazônia

Brasília - A Justiça Federal proibiu o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de criar assentamentos sem regularização ambiental no estado do Pará. A ação judicial, que culminou na decisão, apontou o Incra como responsável por um terço do desmatamento na Amazônia.
"Os procedimentos irregulares adotados pelo Incra na criação e instalação dos assentamentos vêm promovendo a destruição da fauna, flora, dos recursos hídricos e do patrimônio genético, provocando danos irreversíveis ao bioma da Amazônia", registrou a ação, aberta pelo Ministério Público Federal.......................................................................................................................................................

Atualizado: 11/10/2012 11:05 Por www.estadao.com.br 

E por fim, RECICLAGEM.

Se não podemos contribuir de forma efetiva para acabar ou até mesmo combater os incêndios florestais, e aqui me refiro aos incêndios criminosos, ou nem mesmo com o desmatamento, podemos começar tarefas de RECICLAGEM pela nossa casa, nosso escritório nosso salão de beleza, onde juntamos fracos de produtos, tubos de tintas que geralmente são jogados no lixo comum, então, proponho adotar a prática da RECICLGEM.
Para quem não sabe onde depositar seu lixo reciclável anote  www.rotadareciclagem.com.br 
Neste "site" você poderá encontrar os endereços dos locais para depositar seu lixo reciclável é fácil e rápido.

Matéria sobre RECICLAGEM extraída da página Wikipédia:

A RECICLAGEM é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.
A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.
Em outros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta em nenhuma perda de suas propriedades físicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

Leia a integra da matéria sobre Reciclagem em:

Veja o tempo aproximado para a decomposição de materiais:

  • Papel - de 3 a vários anos;
  • Tecido - de 6 meses a 1 ano;
  • Sacola plástica - de 30 a 40 anos;
  • Plástico - mais de 100 anos;
  • Alumínio - de 200 a 500 anos;
  • Vidro - mais de 4000 anos;
  • Embalagem longa vida - 100 anos;
  • Ponta de cigarro - de 1 a 5 anos;
  • Chiclete - 5 anos;
  • Lata de conserva - 100 anos.
Caramba, é muito tempo, então vamos lá, chamo a atenção te todos que acompanham meu blog para refletir mais e melhor sobre RECICLAGEM e adotar efetivamente o hábito de reciclar materiais seja em casa, no escritório, na fábrica, na loja e no seu salão de beleza.
Abraço a todos, até breve e desejo bom fim de semana e que tenham uma ótima semana.
Jairo Rodrigues de Carvalho
JC - Consultoria Empresarial
13/10/2012